Se você está pensando em abrir um escritório de arquitetura, precisa ir muito além da criatividade: é preciso conhecer as etapas legais, financeiras e operacionais que garantem a solidez do seu negócio desde o primeiro dia.
Neste guia, você encontrará um passo a passo super completo, com dicas práticas sobre planejamento, custos, tributação, CNAE, localização, gestão financeira e a importância de contar com um contador especialista em arquitetura.
Siga a leitura até o fim e descubra como o time da Edxcont Contabilidade pode tornar esse processo mais ágil e seguro.
Passo a passo para abrir um escritório de arquitetura
O processo para abrir um escritório de arquitetura envolve várias etapas que devem ser seguidas com rigor:
1.Definição do modelo jurídico: Antes de registrar a empresa, conte com a orientação de um contador especializado para escolher a melhor natureza jurídica para os seus objetivos, como por exemplo, uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) ou uma Sociedade Empresária Limitada.
2.Elaboração do contrato social: O contrato social é um documento de constituição empresarial, a ser elaborado com o auxílio de um contador, onde você informará o objeto social da empresa, a participação de cada sócio no negócio e o capital social investido.
3.Obtenção do CNPJ: Com o contrato social elaborado e devidamente registrado na Junta Comercial, a contabilidade irá solicitar a emissão do CNPJ junto à Receita Federal.
4.Alvará de funcionamento e licenças: Por fim, o contador irá enviar um requerimento direcionado à prefeitura do seu município, para emissão da Inscrição Municipal e do Alvará de Funcionamento.
Com toda documentação em ordem, o seu escritório de arquitetura estará legalmente habilitado para desenvolver suas atividades.
Quanto custa abrir e manter um escritório de arquitetura?
Calcular o investimento inicial e os custos fixos mensais é parte essencial do planejamento para abrir um escritório de arquitetura de forma sustentável.
Custos com formalização: Em linhas gerais, o investimento na formalização da empresa fica entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00 considerando taxas de abertura de CNPJ, alvarás, certificado digital e eventuais despesas cartoriais.
Custos com infraestrutura: Já os custos de infraestrutura — reforma de sala, mobiliário básico e softwares de CAD e modelagem 3D — podem variar entre R$ 15.000,00 a mais de R$ 50.000,00 dependendo da cidade e do porte do escritório.
Custo com aluguel: Em relação às despesas mensais, o aluguel de um espaço comercial costuma oscilar entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00.
Custo com impostos: Por fim, os impostos no Simples Nacional para escritórios de arquitetura partem de 6% sobre o faturamento mensal.
Ao incluir todos esses valores no seu fluxo de caixa projetado, você terá uma visão realista do capital necessário antes de iniciar as operações e das reservas financeiras que deve manter para equilibrar receita e despesas.
Qual o melhor regime tributário para escritórios de arquitetura?
Normalmente, os escritórios de arquitetura recolhem seus impostos no Simples Nacional ou então, no Lucro Presumido, a depender das características do negócio.
Simples Nacional para escritórios de arquitetura
No Simples Nacional os escritórios de arquitetura pagam seus impostos em guia única mensal, cuja alíquota pode variar em função do volume de faturamento do profissional e do resultado da regra do Fator R, que diz basicamente o seguinte:
- Escritórios de arquitetura que possuem despesas com pró-labore e folha de pagamento em volume igual ou maior que 28% sobre o faturamento, recolhem seus impostos no Anexo III, com alíquota a partir de 6%.
Anexo III
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 6,00% | — |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 11,20% | R$ 9.360,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 13,20% | R$ 17.640,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 16,00% | R$ 35.640,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 21,00% | R$ 125.640,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 33,00% | R$ 648.000,00 |
- Escritórios de arquitetura que possuem despesas com pró-labore e folha de pagamento em volume igual ou maior que 28% sobre o faturamento, recolhem seus impostos no Anexo V, com alíquota a partir de 15,50%.
Anexo V
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 15,50% | — |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 18,00% | R$ 4.500,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 19,50% | R$ 9.900,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 20,50% | R$ 17.100,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 23,00% | R$ 62.100,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 30,50% | R$ 540.000,00 |
Além disso, considerando todos os valores da coluna “Valor a Deduzir”, a alíquota efetiva máxima do Simples Nacional para escritórios de arquitetura, não passa de 19,50%.
Lucro Presumido para escritórios de arquitetura
Por sua vez, no Lucro Presumido a carga de impostos para escritórios de arquitetura é fixada entre 13,33% e 16,33% sobre o faturamento, distribuídos da seguinte forma:
- Impostos Federais: 11,33% sobre o faturamento;
- Imposto Municipal (ISS): 2% a 5% sobre o faturamento (a depender do município).
Contar com o apoio de um escritório de contabilidade especializado, é fundamental para garantir a escolha do regime tributário mais adequado para a sua realidade.
Conclusão
Se você está prestes a abrir um escritório de arquitetura, mas possui dúvidas e não sabe exatamente por onde começar, conte com a expertise da Edxcont Contabilidade.
Nossa equipe especializada em abertura e gestão de escritórios de arquitetura está pronta para orientar cada etapa do processo, garantindo conformidade e tranquilidade para você focar no que faz de melhor: projetar o futuro.
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