Como abrir um consultório odontológico? Essa é uma dúvida muito comum entre dentistas que sonham em montar o próprio consultório.
Sabendo disso, a Edxcont Contabilidade, sua assessoria contábil especializada na área de saúde, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.
Continue conosco para conferir um passo a passo completo para colocar os seus objetivos em prática, e com isso, transformar o seu sonho em realidade.
Índice
Toggle1.Monte o planejamento para abrir um consultório odontológico
Por mais que não seja uma etapa obrigatória para fins de abertura e legalização do negócio, montar um planejamento detalhado é algo que vai aumentar suas chances de sucesso.
Sendo assim, antes de começar a montar seu consultório de odontologia, coloque todas as suas ideias no papel por meio de um plano de negócios.
O plano de negócios é um documento que reúne uma série de informações importantes, incluindo:
- Serviços a serem oferecidos aos clientes;
- Investimento necessário para montar o consultório;
- Estratégias de marketing a serem utilizadas;
- Previsão de retorno dos investimentos;
- Principais fornecedores e público-alvo;
- Previsão de despesas e receitas mensais;
- Necessidade de contratação de mão de obra.
2.Escolha a localização ideal para um consultório odontológico
A escolha do local ideal para abrir um consultório odontológico é algo fundamental para o sucesso do seu negócio. Sendo assim, confira alguns fatores que você precisa levar em consideração:
- Acessibilidade: O consultório deve estar localizado em uma área de fácil acesso para os pacientes, seja de carro, transporte público ou a pé. Locais próximos a pontos de ônibus, estações de metrô ou áreas com bom estacionamento são ideais.
- Perfil demográfico: Considere a idade, renda, composição familiar e necessidades de saúde bucal da população local. Por exemplo, áreas com uma grande população idosa podem oferecer mais serviços de prótese dentária.
- Avalie a concorrência: Abrir um consultório em uma região com poucos dentistas pode ser vantajoso, mas também pode indicar uma falta de demanda. Por outro lado, uma área com muitos dentistas estabelecidos pode indicar uma demanda sólida, mas a competição será mais acirrada.
- Visibilidade: Escolha um local que ofereça boa visibilidade para atrair novos pacientes. Locais próximos a áreas movimentadas, como, centros comerciais ou edifícios de escritórios, podem ser ideais.
- Infraestrutura: Certifique-se de que o local escolhido tenha a infraestrutura necessária para um consultório odontológico, incluindo espaço suficiente para salas de atendimento, recepção e banheiros.
Ao considerar esses fatores e realizar uma análise cuidadosa, você poderá identificar o local ideal para abrir um consultório odontológico que atenda às necessidades dos pacientes e contribua para o sucesso do seu negócio.
3.Invista nos equipamentos e insumos necessários para abrir um consultório odontológico
Dando sequência ao passo a passo para abrir um consultório odontológico, você precisará fazer cotações para aquisição de todos os insumos e equipamentos que você vai precisar, incluindo:
Equipamentos e instrumentos:
- Cadeira odontológica;
- Pedal de comando;
- Autoclave;
- Fotopolimerizador;
- Compressor odontológico;
- Jato de bicarbonato/ultrassom;
- Negatoscópio;
- Kit de alta e baixa rotação;
- Bandeja;
- Espelho clínico;
- Pinças;
- Escavador;
- Sonda exploratória;
- Espátulas;
- Pote Dappen;
- Cubas;
- Bisturi;
- Pinça hemostática;
- Pinça de sutura;
- Tesoura clínica;
- Sugador;
- Fórceps;
- Brocas;
- Limas;
Insumos e Medicamentos:
- Formocresol;
- Tartarite;
- Cones guta;
- Hemostesin;
- Bicarbonato de sódio;
- IRM;
- Dycal;
- Roletes de algodão;
- Cones acessórios;
- Cimento cirurgico;
- Discos soflex;
- Cariostático;
- Resinas (A1, A2, A3, A3,5, A4, B1, T, 0A2, OA3);
- Clorexidine 0,12%;
- Clorexidine 2%;
- Anestésico tópico;
- Flúor tópico;
- Tricresol;
- Hipoclorito;
- Cimento endodôntico;
- Sugadores;
- Tiras de lixa metálicas e poliéster;
- Selante;
- Anestésico;
- Ionômero de vidro;
- Cunhas de madeira;
- Pasta profilática;
- Dessensibilizante;
- Matriz metálica;
- Tiras de poliéster;
- EDTA;
- Pasta de polimento resinas;
- Paramono;
- Flúor verniz.
Além disso, você também precisará pensar na estrutura do consultório como um todo, o que inclui a área de recepção. Sendo assim, você também precisará investir na aquisição de:
- Balcão de recepção;
- Mesa e cadeiras;
- Armários
- Poltronas;
- Televisão;
- Computadores;
- Ar condicionado;
- Itens e objetos de decoração.
4.Contrate um escritório de contabilidade para abrir e legalizar o seu negócio
Se você tem o desejo de abrir um consultório odontológico, saiba que o melhor caminho é iniciar com um CNPJ, pois como pessoa jurídica, você pagará menos impostos.
Na prática, enquanto dentistas que atuam como pessoa física, precisam pagar até 27,50% de Imposto de Renda (IRPF) e de 2% a 5% de Imposto Sobre Serviços (ISS), aqueles que decidem abrir um CNPJ podem pagar apenas 6% de impostos no Simples Nacional.
Por sua vez, para abrir o seu CNPJ, você precisará contratar um escritório de contabilidade especializado em saúde, e, que esteja preparado para cuidar dos seguintes trâmites:
- Registro do consultório na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ – Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas;
- Emissão da Inscrição Distrital e Alvará de Localização e Funcionamento;
- Emissão do Alvará de Funcionamento da Vigilância Sanitária;
- Registro do consultório odontológico no CRO (Conselho Regional de Odontologia).
A boa notícia, é que para isso, você poderá contar com o suporte e assessoria da Edxcont Contabilidade. Nós atendemos dentistas e consultórios odontológicos de todas as partes do país.
5.Invista em estratégias de marketing ao abrir um consultório odontológico
Abrir um consultório odontológico é uma decisão que requer que você pense em estratégias de marketing para atrair e reter pacientes. Sendo assim, confira algumas estratégias que podem ser úteis:
- Identidade visual e branding: Desenvolva uma identidade visual forte e consistente para o seu consultório, incluindo um logotipo profissional.
- Presença digital: Tenha um site profissional e otimizado para mecanismos de busca (SEO) que forneça informações sobre os serviços oferecidos, equipe, localização e horário de funcionamento.
- Marketing de conteúdo: Crie conteúdo educativo e informativo relacionado à saúde bucal e publique-os periodicamente nas redes sociais do consultório.
- Parcerias com empresas locais: Estabeleça parcerias com empresas locais para oferecer descontos especiais aos seus funcionários. Essa estratégia pode ajudar a expandir sua base de pacientes.
Essas são apenas algumas das estratégias de marketing que você pode considerar usar ao abrir um consultório odontológico. Coloque sua criatividade em prática!
Deseja saber mais sobre impostos, tirar dúvidas e abrir um consultório odontológico com o apoio de uma contabilidade especializada? Se a sua resposta foi “Sim”, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco.