Médico pode ser MEI? Tire suas dúvidas!

Médico pode ser MEI? Tire suas dúvidas!

Compartilhe nas redes!

Médico pode ser MEI? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que procuram os serviços especializados em contabilidade para médicos da Edxcont Contabilidade.

Diante disso, decidimos preparar um conteúdo completo sobre o assunto para tirar todas as suas dúvidas e indicar o melhor caminho para abertura do CNPJ médico.

Para saber mais e conferir o que o nosso time separou para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final ou clique no botão do WhatsApp para falar com um contador especialista em saúde.

O que é MEI?

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, um tipo de empresa que foi criada pela Lei Complementar 128/08, e que desde então, vem sendo uma opção muito procurada por pessoas interessadas em abrir um CNPJ.

A grande procura por esse tipo de empresa, tem relação com os benefícios que ela pode oferecer, incluindo:

  • Processo de abertura simplificado;
  • Dispensa de alvará de funcionamento;
  • Pagamento de impostos em guia única;
  • Pagamento de impostos em valor fixo;
  • Permissão para emitir notas fiscais;
  • Acesso a aposentadoria e benefícios previdenciários.

No entanto, o que nem todos sabem, é que apesar dos benefícios, o MEI também possui uma série de limitações, incluindo:

  • Faturamento limitado a apenas R$ 81 mil por ano;
  • Permissão para contratar somente 1 funcionário;
  • O MEI não pode ter participação em outras empresas;
  • Algumas atividades não podem ser desenvolvidas no MEI.

Diante dessas vedações, será que médico pode ser MEI? Isso é uma das coisas que você vai descobrir na sequência desse conteúdo.

Médico pode ser MEI?

De acordo com a legislação em vigor, médico não pode ser MEI, uma vez que as atividades profissionais de cunho liberal, dentre elas, a medicina, não foram contempladas pela lista de ocupações permitidas para os microempreendedores individuais.

Além disso, mesmo que fosse permitido, com o limite de faturamento anual em R$ 81 mil, o MEI não seria uma opção viável para os médicos.

Contudo, isso não deve ser motivo de desânimo para profissionais que planejam abrir um CNPJ, já que existem outras alternativas viáveis e interessantes em tipos de empresa para médicos.

Médico não pode ser MEI: quais tipos de empresa um médico pode abrir?

Existem diferentes tipos de empresa para médicos que desejam abrir um CNPJ, dentre as quais, podemos destacar:

  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Tipo de empresa mais indicada para médicos que desejam abrir um CNPJ individual, ou seja, sem dividir direitos e responsabilidades com sócios.
  • Sociedade Simples: Alternativa para médicos que desejam abrir um CNPJ em sociedade com outros médicos interessados em constituir uma pessoa jurídica para exercício da profissão.
  • Sociedade Empresária Limitada: Opção indicada para médicos que desejam abrir um CNPJ em sociedade com pessoas com formação na área médica ou não, como por exemplo, para montagem de uma clínica de saúde.

Médico não pode ser MEI, mas em todas as opções em tipo de empresa destacadas acima, é possível optar por regimes tributários econômicos, dentre eles, o Simples Nacional, onde é possível pagar todos os impostos em guia única.

Vale a pena abrir CNPJ para médico?

Médico não pode ser MEI, mas mesmo assim, vale a pena abrir CNPJ, por diversos motivos, dentre os quais, podemos destacar:

  • Redução de impostos: No geral, médicos que possuem CNPJ, pagam menos impostos que seus colegas de profissão que atuam na pessoa física.
  • Emissão de notas fiscais: Médicos que possuem CNPJ podem emitir notas fiscais e atender clientes que exigem esse tipo de documento, incluindo, clínicas, hospitais e outros tipos de empresa que contratam serviços médicos.
  • Mais oportunidades de trabalho: Como a maior parte dos hospitais preferem contratar médicos que possuem CNPJ, obter esse documento pode ser uma porta para novas oportunidades de trabalho.
  • Abertura de conta empresarial: Com um CNPJ, o médico pode abrir uma conta bancária empresarial e ter acesso a serviços como gestão de folha de pagamento, linhas de crédito com juros baixos e cartão empresarial.

Por essas e outras razões, não tenha dúvidas, vale a pena abrir CNPJ, por mais que a legislação diga que médico não pode ser MEI.

Como abrir CNPJ para médico?

Agora que você já sabe que médico não pode ser MEI e esclareceu uma série de dúvidas importantes sobre o assunto, é hora de conferir em um passo a passo, como abrir o seu CNPJ.

A boa notícia, para você que chegou até aqui, é que a abertura de CNPJ para médicos é muito mais fácil do que a maior parte dos profissionais da área acredita. Veja como funciona:

1.Contrate uma contabilidade especializada em saúde

Para começar, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar uma contabilidade especializada na área de saúde.

O contador especialista é o profissional mais indicado para cuidar dos trâmites de abertura do seu CNPJ. Além disso, ele é a pessoa que vai ajudar você a manter suas obrigações em dia com o fisco e a pagar o menor volume possível de impostos.

Procurando uma contabilidade para médicos? Conte com a Edxcont Contabilidade, temos um time de especialistas pronto para atender você.

2.Separe os documentos necessários

Após contratar um contador, você precisará separar os documentos que são exigidos durante os trâmites para abertura do CNPJ médico, incluindo:

3.Aguarde a abertura do CNPJ médico

Por fim, se você escolher a Edxcont Contabilidade, é só aguardar alguns dias para receber toda documentação da sua PJ médica, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Municipal;
  • Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.

Médico não pode ser MEI: quanto custa abrir um CNPJ médico?

O custo para abrir um CNPJ médico inclui os seguintes itens:

  • Taxa de Registro na Junta Comercial;
  • Honorários da contabilidade;
  • Aquisição do certificado digital;
  • Taxa de registro da PJ médica no CRM.

Não se preocupe, levando em consideração os benefícios, o investimento é recuperado em pouco tempo!

Para saber mais e abrir o seu CNPJ médico com o apoio de especialistas, clique no botão do WhatsApp ou entre em contato conosco no (21) 99953-8932.

Classifique nosso artigo post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Como abrir CNPJ em Niterói?

Como abrir CNPJ em Niterói?

Se você está pensando em abrir CNPJ em Niterói, mas possui dúvidas, e não sabe exatamente por onde começar, saiba que você chegou ao lugar

Arquiteto pode ser Simples Nacional?

Arquiteto pode ser Simples Nacional?

Arquiteto pode ser Simples Nacional? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais de arquitetura que estão em busca de uma alternativa para pagar menos

Engenheiro pode ser Simples Nacional?

Engenheiro pode ser Simples Nacional?

Engenheiro pode ser Simples Nacional? Essa é uma dúvida comum entre profissionais de engenharia que estão interessados em abrir um CNPJ para prestar serviços como

Recomendado para você
Médico pode abrir CNPJ em endereço residencial? Essa é uma…

baixe seu ebook Gratuito

Informe seu dados